Sobre

Quem é Tomás Barreiros

foto-tomasTomás Eon Barreiros nasceu em Cambará-PR, em 26 de janeiro de 1962. Neto de produtores rurais,  viveu muito próximo ao campo até os 14 anos – com atividades infantis que incluíam pescar (de vara e peneira), caçar passarinho com arapuca, espingarda de pressão e estilingue (embora nunca tenha conseguido acertar nenhum) e andar a cavalo (o que lhe valeu tombos memoráveis).

Aos 14 anos, mudou-se com a família para Curitiba. Com 17 anos, engajou-se em um movimento católico radical, no qual permaneceu até os 32 anos. Nesse período, viajou por grande parte do Brasil e morou em diferentes cidades (São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador por mais tempo).

ESPORTES

Amante dos esportes, colecionou, desde a infância, medalhas em diferentes modalidades: natação, voleibol, handebol, futebol (de salão, society e de campo) e xadrez. Também praticou várias artes marciais: judô, karatê-do tradicional, karatê kyoko shin kai e taekwondo.

PAIS

Graças ao incentivo e ao exemplo dos pais, cresceu amando as letras. Desde que aprendeu a ler e escrever, essas lhe foram atividades constantes e prazerosas. Seu pai (Paulo), advogado, era apaixonado pela literatura brasileira, especialmente a do período romântico. Declamava poemas de cor (seu poeta predileto era Casimiro de Abreu), compunha quadrinhas jocosas e deixou um romance publicado postumamente (“Uma cruz à beira da Estrada”, Editora Pós-Escrito). A mãe (Alayde), formada primeiro em piano, depois em música e finalmente em Direito, costumava embalar o sono dos quatro filhos tocando seu instrumento preferido.

ESTUDOS

O ambiente familiar inspirava artes. E também ciências jurídicas: além dos pais, os três irmãos (Araon, Eriel e Noara) graduaram-se bacharéis. Direito, aliás, foi um dos cinco cursos superiores iniciados por Tomás – os outros foram Medicina, Odontologia, Psicologia e o único no qual se graduou, Jornalismo. Esse gosto pelo estudo rendeu-lhe ainda três especializações (Língua Portuguesa, Psicopedagogia e Gestão Profissional do Futebol), um mestrado em Comunicação e Linguagens e um doutorado em Ciências da Educação.

CARREIRA

Como jornalista, Tomás trabalhou em emissoras de rádio e TV, em diários impressos e em agências de comunicação (chegando a ser dono de uma). Por 16 anos, lecionou Jornalismo em instituições de ensino superior do Paraná e de Santa Catarina, ajudando a formar uma geração de jornalistas cujos expoentes estão hoje brilhando em alguns dos mais importantes veículos e instituições da Região Sul e do Brasil. Recebeu cerca de 50 prêmios e moções de reconhecimento, especialmente relacionados ao trabalho de professor. Tem em sua carreira de produtor editorial participação em mais de 50 obras (em diferentes funções: autor, organizador, editor, apresentador, revisor, projetista gráfico…). Como autor ou organizador, publicou quatro livros de Jornalismo (“Jornalismo e construção da realidade”, “Jornalismo – reflexões, experiências, ensino”, volumes 1 e 2, e “Entrevista Coletiva”, volume 2), uma obra coletiva de poesia (“Poetar I&C”) e o livro de poemas “Tanto ou tão pouco”. Também produziu dezenas de textos acadêmicos (de Comunicação e Direito) publicados em periódicos científicos e apresentados em eventos.

Ator e dublador profissional, atua no teatro desde o ano 2000, especialmente em companhias de playback theatre e teatro espontâneo.

EXPERIÊNCIAS

Dentre as muitas experiências de vida enriquecedoras, que o ajudam nos ofícios da arte, gosta de citar a vida efêmera do palco e da tela; as inúmeras caronas – de carro, caminhão e até algumas de avião – que o ajudaram a percorrer o país; as viagens de mochila nas costas e noites em albergues da juventude; a travessia do Rio Iguaçu a nado (indo do Brasil à Argentina 7 km a jusante das Cataratas); os anos de voluntariado – durante os quais, em incontáveis dias, não sabia onde dormiria e o que (e se…) comeria – que lhe possibilitaram fortalecer a têmpera e tomar contato com uma infindável variedade de lugares e gentes.

É casado com Yvana (advogada e jornalista) e pai de Tomás Yvan (estudante universitário). E não se sente acomodado: nunca para de pensar em novos projetos e planejar outras aventuras.

LINKS

Currículo na Plataforma Lattes