Nosso querido ex-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, pelo visto, gosta de uma piadinha, né? Gustavo Fruet noticiou que assumiu a prefeitura com R$ 330 milhões de dívidas.
A cada pedaço da dívida que é divulgado, como aconteceu com a coleta de lixo (pagamento atrasado há seis meses!), Ducci responde: “Bastam 15 dias de arrecadação para cobrir essa dívida”.
Tá bom. Então, é só o Fruet cruzar os braços e ficar esperando15 dias, depois mais 30, depois mais 60… e assim por diante, até a arrecadação cobrir todos os R$ 330 milhões?
Fazendo as contas com base no “argumento” de Ducci para a dívida do lixo, é só Fruet esperar 361 dias de arrecadação que todas as dívidas serão pagas…
Rir ou chorar? O mais incrível é ter que ouvir essa espécie de “argumento” de quem já foi prefeito da capital paranaense.
É claro que um prefeito não deve deixar dívidas de sua gestão para a gestão seguinte. Mas este é o problema da reeleição: o prefeito candidato se endivida para fazer obras que o ajudem na reeleição – mas, se não é reeleito, quem paga a dívida é o prefeito seguinte.