Grupo Re-Trato encena histórias contadas pela plateia no Teatro Cleon Jacques

Grupo Re-Trato encena histórias contadas pela plateia no Teatro Cleon Jacques

O Grupo Re-Trato se apresenta nesta quarta-feira (8), às 20h, no Teatro Cleon Jacques – Centro de Criatividade de Curitiba. Criado em 1999, o grupo atua com a técnica de “playback theatre”, que tem como finalidade encenar histórias contadas por alguém da plateia, possibilitando ao narrador e aos assistentes ressignificarem a história já vivida.

Com direção de Liziana Rodrigues, o elenco é formado por Margarete Tonelli, Enza Bonaccorsi, Mildred Marcon, Henrique Stumm e Tomás Barreiros. Os atores (chamados de playbackers) têm a responsabilidade de manter a essência da história. A partir do relato de algum fato ou experiência vivida pelo narrador, os atores assumem qualquer personagem, com qualquer emoção. Tudo sem ensaios e sem scripts.

A encenação de episódios realmente vividos pela plateia possibilita uma análise privilegiada dos dramas humanos e leva os participantes à reflexão sobre os mais diferentes acontecimentos da vida e seus significados profundos. As histórias envolvem choros e risos, por meio de comédias e tragédias humanas, em temas como partidas, chegadas, rompimentos e reconciliações.

O espetáculo abre a temporada de apresentações de 2015, dando continuidade ao projeto “Playback para um mundo melhor”, realizado em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba. Além das apresentações próprias, a companhia atua em ONGs, Ocips, escolas, empresas e outras instituições públicas e privadas, participando frequentemente de diversos eventos e projetos sociais.

Serviço:
Apresentação do Grupo Re-Trato – Teatro de Playback
Data: 8 de abril de 2015 (quarta-feira), às 20h.
Local: Teatro Cleon Jacques – Centro de Criatividade de Curitiba – Parque São Lourenço (R. Mateus Leme, 4700).
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

[Fonte: site da Fundação Cultural de Curitiba]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *