Qualidade editorial passa por investimentos em profissionais e boas pautas

Qualidade editorial passa por investimentos em profissionais e boas pautas

Uma das oficinas realizadas durante o 40º Congresso da Adjori/SC e que teve a participação de um grande público, foi o encontro coordenado pelo professor Tomás Barreiros, realizado na manhã de sábado (30). Intitulada “Sua Excelência, o Leitor”, a oficina explorou os mandamentos editoriais e gráficos para seduzir leitores e internautas.

Em um bate papo aberto e descontraído, Barreiros falou um pouco sobre como deve ser o jornal ideal e a importância do trabalho produzido por ele. “O jornalismo é essencial, pois forma nossa visão de mundo e constrói, socialmente, a realidade”, disse.

Por isso, o professor ressaltou também a importância do veículo de comunicação saber para quem está escrevendo e procurar estar sempre próximo dos leitores. “O jornalismo de qualidade, quando bem produzido, vende, conquista leitores e conquista anunciantes”, destacou.

Para isso, lembrou Barreiros, “é preciso que o veículo de comunicação invista em profissionais qualificados, estrutura física e equipamentos. Também não podemos esquecer que um bom jornal é aquele que se preocupa com a qualidade das pautas, que são geradas nlo cotidiano, que dê voz a quem não tem e aquelas que causem uma reflexão nos leitores”. Na ocasião Barreiros também deu dicas de uma boa diagramação.

Tomás Eon Barreiros é jornalista, especialista em Língua Portuguesa, mestre em Comunicação e Linguagens, com doutorando em Ciências da Educação e professor universitário em Curitiba, no Paraná (PR).

[Fonte: Jornal Metas, Gaspar-SC, 5 jul. 2012. Crédito da foto: Ivan Luchtemberg]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.